Na tarde de hoje (22), o médico psiquiatra Dr. Brasiliano Cabral, acompanhado do Colunista desse blog, sr. Mário Henrique, saíram de Natal para atender o paciente Jessé Elias de Souza, nas dependências do Centro de Detenção Provisória de Macaíba- CDP. Jessé Elias, ficou muito feliz em ver o Dr. Brasiliano, pois este profissional, o acompanhou clinicamente desde meados de 2014, mas por ter sido demitido em outubro de 2015, além de outros colegas médicos, ficou impedido de dar assistência clínica contínua a Jessé Elias, que é portador de grave doença mental, sendo diagnosticada em 2014 pelo Dr. Brasiliano, e por outros profissionais médicos.



Na ocasião do atendimento, Jessé Elias se encontrava sem algemas, configurando assim, a inexistência de perigo em seu comportamento. O paciente Jessé Elias fez várias queixas sobre seus transtornos mentais, como: insônia rebelde, humor deprimido, alucinações auditivas imperativas que comandam o comportamento do paciente a fazer coisas que ele não quer, além de ideias delirantes, de que alguém esteja o perseguindo o tempo todo. Os policiais civis presentes na sala de atendimento, falaram que Jessé Elias, tentou sucídio ao ingerir veneno, sendo levado rapidamente à UPA, para a realização de lavagem no estômago. Jessé Elias ao conversar com Dr. Brasiliano, solicitou medicamentos para alívio de seu sofrimento mental. Dr. Brasiliano fez a receita para Jessé Elias, e ele, Dr. Brasiliano, juntamente comigo, fomos até a Farmácia do Favorito, realizar a compra dos medicamentos e entregá-los ao Agente Penintenciário com a devida prescrição de uso. 


O laudo médico do paciente Jessé Elias, conclui ser o mesmo, portador de transtorno esquizo-afetivo, tipo depressivo, associado a estresse pós-traumático CID 10. A patologia mental de Jessé Elias é considerada irreversível e incurável, sendo o mesmo enquadrado na condição de paciente psicótico crônico. O fato dele está preso em uma instituição penal, é DESACONSELHÁVEL, pois, se ele tiver que ficar preso, que seja numa UNIDADE TERAPÊUTICA DE TRATAMENTO INTENSIVO PARA PESSOAS DE TRANSTORNOS MENTAIS GRAVES. Os advogados de Jessé Elias, vão entrar com um pedido de relaxamento de prisão, para que ele seja tratado em uma unidade especializada de forma contínua. O paciente Jessé Elias por ser portador de transtornos mentais graves, é também portador da condição de INIMPUTABILIDADE, que de acordo com o CÓDIGO PENAL, o mesmo NÃO PODE SER PRESO. Esperamos que a Secretaria de Saúde de Macaíba, NÃO SE OMITA, em sua responsabilidade instituicional em fornecer, assistência a saúde do paciente, haja vista que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado (governo municipal).
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top