Uma tão esperada notícia, pegou os macaibenses de surpresa essa semana: o tão sonhado interbairros! Pois é, não sei como, mas, uma empresa que circula em nossa cidade, conseguiu, não sei baseado em que dispositivo legal, uma autorização do DER para circular pelo município, transportando passageiros através de duas linhas. O mais curioso dessa história, é que num grupo de WhatsApp, nem mesmo os integrantes da Prefeitura de Macaíba sabiam da história, gerando um "sei" "não sei", um "disse" "não disse" grandioso. Foi uma confusão. Ora, tal empresa deveria ter pelo menos uma permissão (temporária) da Prefeitura e da Câmara, para fazer o transporte de passageiros, que pela cena que vimos nos comentários, não houve tal permissão. E essa permissão deveria ser dada, pelo menos até que houvesse uma boa vontade deles, de se fazer uma licitação.

Ora, em 2015, foi propagado pelas redes sociais, inclusive em matéria jornalista em uma emissora de TV da capital que, a cidade de Macaíba, seria uma das primeiras cidades a concluir o Projeto de Mobilidade Urbana, para que o município não fosse suspenso de receber verbas federais para a mobilidade urbana. O secretário Juedson, todo satisfeito, representando a Secretaria de Trânsito do Município, se orgulhava do feito. Porém, anos se passaram, gastaram muito dinheiro com uma propaganda em vídeo para difundir que os interbairros seria uma realidade e, depois de estudos pra lá, e estudos para cá, não saíram do canto, fizeram uma licitação, cuja finalidade era quebrar, dar prejuízo aos donos dos transportes, pois uma passagem a R$ 2,40, conforme a propaganda prometia, para que os transportes, rodassem distâncias longínquas, com as péssimas condições das estradas de terra, com lamas, buracos, gerando manutenção nos carros, pelo preço dessa passagem, realmente, era de fazer qualquer um desistir. Dentro da cidade, até que daria certo, mas, para rodar por esse preço para o interior, estava na cara que não daria lucro. Sem contar, que a gratuidade para idosos seria garantida, e a meia passagem para estudantes também, diminuindo ainda mais o lucro.
-

Reprodução: Portal da Transparência - PMM - aba "Despesas"

Diante de tantas dificuldades em aceitar essas condições impostas, pelo preço que estava no edital, não deu outra: ninguém quis participar da licitação dos interbairros, e deu "deserta". De lá para cá, muito tempo se passou, e na tal história dos interbairros, resolveram colocar uma pedra bem grande em cima, ninguém mais tocou na história. Para eles isso não interfere em nada, pois nenhum deles precisa usar os interbairros para ir ali ou acolá, pois eles têm transporte próprio. Gastaram R$ 158.400,00 (cento e cinquenta e oito mil e quatrocentos reais) em uma empresa para elaborar o projeto de mobilidade (ver imagens), que nem sequer o colocaram em prática, não no que se refere aos interbairros. Em Macaíba é assim: gastam-se esforços e energia em coisas de pouco valor, de pouco resultado, e nas coisas de grande valor, que vai trazer benefícios para todos e para a sociedade, eles fazem pouco caso. Faz tempo que esse assunto é comentado! 

A cidade cresceu, conjuntos residenciais como o "Manoel Dias", como o "Residencial Campinas", como o "Aquarela' e o "Nova Macaíba" surgiram, e esses moradores que lá foram morar e não tem transporte, tem que andar quilômetros a pé ou de bicicleta, ou se aventurar em uma carona. Esses são os 158 mil que foram gastos com projeto, que serviu para elevar o ego das pessoas, pois eles gostam disso, amam isso, mas resultado que é bom, ZERO! É uma decadência! Desastre total! Dessa forma, gastaram muito para elaborar um projeto, e sem a ajuda desse projeto, está aí, a tal empresa circulando pelas ruas de Macaíba, fazendo o que os macaibenses querem, e que eles, não tiveram interesse de fazer! Palmas para essa empresa! Esse é mais um atestado de incompetência que vai para a conta de alguém.
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social

Postar um comentário

 
Top