quinta-feira, 12 de outubro de 2017

CDP MACAÍBA: Em conversa com o Juiz Criminal, lotação do presídio acima da capacidade, será resolvida de médio a longo prazo


O Centro de Detenção Provisória de Macaíba, localizado no bairro Alfredo Mesquita, no centro de Macaíba, é um dos mais organizados do estado, por não existir fugas, e nem mesmo facilitação de entrada de objetos e itens proibidos. Atualmente, o CDP de Macaíba foi proibido de receber novos detentos, pela Juíza da 1ª Vara Cível, em virtude de uma transferência de 50 detentos vindos de Assú, e que não foram aceitos aqui em Macaíba, por causa da capacidade do presídio, já estar acima do limite permitido, que é de 90 detentos.

Dr. Felipe Barros, que é o Juiz de Execuções Penais de Macaíba, ressaltou que existem de 20 a 30 detentos que entrarão em progressão de regime (semiaberto), ou, que serão transferidos para o Presídio de Alcaçuz, abrindo assim, novas vagas naquele CDP. O Juiz Felipe ressaltou, que o CDP de Macaíba, não é o local apropriado para o detento cumprir pena. A permanência deles no CDP de Macaíba, se dá por conta de transferências, ou, porquê estão aguardando julgamento.

Segundo o Juiz Felipe, alguns casos de ingressos de presos naquela unidade prisional ainda é permitida, depois de averiguado caso a caso. Segundo ele, enquanto o presídio de Ceará Mirim não estiver pronto, os CDP's da região metropolitana vão estar operando, ultrapassando a capacidade para o qual foram projetados. Olhando de fora pra dentro, seria interessante que as pessoas NÃO mais cometessem crime(s), pois, além do sistema prisional estar lotado, é melhor cumprir-se a Lei, do que viver devendo a ela. Cada um faz suas escolhas, e depois, cada um tem de arcar com suas consequências. Fica dado o recado. Sem mais.
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Nenhum comentário:

Postar um comentário