O evento sobre o tema "Modernização da Lei Trabalhista Brasileira", realizado na noite desta quinta-feira (19) no Eliom Recepções, tinha como objetivo explicar de forma clara e objetiva, os temas mais importantes da Reforma Trabalhista. Sendo o Relator do Projeto da Reforma Trabalhista em Brasília, o Deputado Rogério Marinho, na qualidade de palestrante-convidado para debater o tema,  expôs e explicou para todos os ouvintes, alguns pontos da Reforma que geraram debates mais acalourados no Congresso e nas ruas, e que geraram "más interpretações" no seu ponto de vista. Muitos temas da Reforma foram bem explanados, e muitas dúvidas foram tiradas nesse evento. O evento contou com a realização da CDL, FCDL, FECOMÉRCIO e FIERN, assim como outros órgãos representativos.

O que mais chamou a nossa atenção, foi em ver a quantidade de servidores da Prefeitura de Macaíba, diga-se de passagem, cargos comissionados, numa palestra onde se discutia relação de trabalho, entre trabalhador e empregador. Vale lembrar que, muitas pessoas que um dia trabalharam na Prefeitura de Macaíba, até hoje estão sem receber a verba rescisória. Os professores da rede municipal de ensino, ainda não tiveram direito ao terço da hora do planejamento. Aqui em Macaíba, vigia, asg, gari, professor, oficineiro, técnico de nível médio, NÃO tiveram direito ao aumento salarial, proposto para quase todo mundo da gestão municipal. A perseguição política para servidores que não levantam a mesma bandeira, é quase que inevitável nesta cidade. Essa questão de chefe e servidor nessa Prefeitura, é bastante complicada.

Estamos às vesperas de um ano eleitoral. Diante de tantos protestos, diante de tantas falácias, diante de tantas brigas e discussões, o Deputado Federal Rogério Marinho, busca de uma forma ou de outra, municiar os formadores de opinião, para que estes saibam responder com todas as letras, tudo o que lhes for perguntado futuramente, ou, sabem rebater nas redes sociais, todas as críticas levantadas. No RN, o quadro político anda meio conturbado. Será que em Macaíba, com a possibilidade futura do prefeito Fernando Cunha apoiar os pré-candidatos Rogério Marinho (PSDB) e Fátima Bezerra (PT), como ficará esse possível palanque? Haverá brigas entre possíveis eleitores? Sabemos que PT e PSDB são igual água e óleo, nunca se misturam. Situação difícil para o prefeito Fernando Cunha e sua turma de cargos comissionados, que possivelmente viverão uma campanha eleitoral em pleno conflitos de interesses, estando esses fazendo o difícil trabalho do bombeiro, apagando fogos e faíscas que vão surgir dos dois lados, a todo momento.

Será que existirá nesses palanques de Fernando Cunha e aliados, ovos, tomates e outros ingredientes, que satisfaçam os desejos mais ávidos? A situação não é das melhores, pois a ideia de Rogério Marinho, de tirar a contribuição sindical como obrigatória da Reforma Trabalhista, deixou muitos sindicalistas que amam aquele dinheiro da contribuição, bastante revoltados. Não sei como vai ser em 2018. O que sabemos, é que eventos como esse, vão municiando os formadores de opinião da cidade, para saber responder e rebater, quando alguma crítica ao deputado aparecer, principalmente vindo do pessoal do PT nas redes sociais. Eu não vi e não escutei nada. Faz de conta que eu nem fui a esse evento. Esse negócio de apagar fogueira não é comigo!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top