As vereadoras Ana Catarina e Rita de Cássia, são as que menos falam na Câmara Municipal de Macaíba, e nunca sabíamos o motivo. Desde que começou uma nova Legislatura em 2017, que sempre esperamos ansiosos para ver se naquela sessão legislativa, alguma das duas iriam falar. Para a nossa infelicidade, voltamos sempre frustrados para casa, pois a fala dessas duas vereadoras, deixavam de ser ecoado pelo salão legislativo.

Essa semana, durante a sessão legislativa que ocorreu nessa segunda (16), ficamos felizes e realizados! É que tanto falou a vereadora Ana Catarina, como também falou a vereadora Rita de Cássia! Eu tinha até esquecido como era o jeito da fala dessas duas vereadoras! Porém, descobrimos o motivo pelo qual elas não falam na Câmara Municipal, durante as sessões: É que na Legislatura do ano 2013 ao ano 2016, tinha 13 vereadores na Casa, portanto, tinha 13 microfones na bancada dos vereadores.
-

Nessa nova Legislatura, foram adicionados 02 vereadores, e o número de 13, passou para 15 vereadores, porém, o número de microfones, continuam os mesmos da Legislatura passada: 13 microfones. O pior mesmo, foi penalizar logo as duas vereadoras que menos falam na Câmara Municipal: Ana Catarina e Rita de Cássia. Quando dá nelas uma vontade de falar, logo se pede o microfone da vizinha emprestado. Será que querem que realmente elas fiquem caladas, sem falar nada? Ou será que é elas mesmas que querem ficar caladas? 

A vereadora Ana Catarina, por exemplo, na época da campanha, era um desespero só para falar ao povo, no microfone dos palanques. Depois que se elegeu, não quer mais saber de microfone para falar. Na Câmara mesmo, eu não lembro dela ter colocado um só projeto para ser discutido ou votado. Talvez, quando chegar lá pras bandas do ano 2020, ela comece a ficar falante na Câmara e nas ruas. A vereadora Rita, por sua vez, quando fala, é para pedir permissão ao Presidente da Câmara, para sair mais cedo da Câmara, pois precisa ir a uma missa lá não sei aonde. Então, lá se vai a vereadora Rita, e deixa a sessão para trás, em pleno andamento. 

Será que vão providenciar microfone para elas poderem falar, sem ter que pedir o microfone de ninguém emprestado? Vamos esperar. Se a Câmara colocar o microfone para as senhoras falarem, é pra falar. Uma das atribuições principais dos vereadores, é o uso da fala na tribuna ou na bancada. Quando um vereador se cala, cala-se também a voz do povo, pois cada um dos Edis, foram eleitos para representar o povo na Câmara, através dos seus atos e do uso da fala. Sem mais!
-
Foto: Facebook de Ana Catarina.
-
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top