Hoje (20), foi inaugurado o Centro de Convivência Francisco de Assis de Souza, na Horta Comunitária de Macaíba. Desde que a Horta Comunitária surgiu, através de um Projeto de Lei aprovado em 2012, na Câmara Municipal de Macaíba, muitos desafios foram enfrentados, para que o projeto pudesse dar frutos, tanto na horta em si, como na vida dos educandos. O maior desafio, acredito eu, era encontrar a pessoa certa para tocar esse projeto, e a professora Marineide Maria, parece que foi mandada por Deus, pois ela abraçou esse projeto, tomou de conta, e transformou aquele pequeno deserto, num lugar cheio de vida, e também, transformador de vidas. 

Para quem não sabe, a Horta Comunitária é um lugar que devolve dignidade às pessoas, através da teoria e da prática, onde um dia elas foram julgadas pela Justiça, e, nos casos de progressão de regime, ou, onde os crimes, são de menor gravidade, uma das penas alternativas, é a Horta Comunitária, onde o educando aprende uma profissão, colhe o fruto do seu trabalho, que é doado para instituições carentes, e ainda sai com o diploma do aprendizado, além da possibilidade de já sair encaminhado para o mercado de trabalho, além de ser conscientizado a não cometer mais crime(s).
-
Juiz Dr. Felipe, sendo homenageado pela professora Marineide
-
Promotora Daniela Fernandes, sendo homenageada pela professora Marineide
-
Defensora Pública Simone, sendo homenageada pela professora Marineide
-
Presidente da Câmara Gelson Lima, sendo homenageado pela professora Marineide
-
Nenhum projeto dessa magnitude, caminha com três ou quatro pessoas apenas. Na verdade, a Horta Comunitária, funciona mediante um conjunto de ações e doações, onde o Poder Judiciário, Poder Executivo e o Poder Legislativo, além da iniciativa privada, caminham abraçadas para fazer com que esse projeto, dê certo. Empresas como o Favorito Supermercados, Comercial Lacerda e a Auto Escola Macaíba, são parceiras desse projeto.
-
-
O nome do novo Centro de Convivência Francisco de Assis de Souza, é em homenagem a um dos primeiros educandos da horta, e que muito contribuiu com seus trabalhos prestados naquele lugar.

-
-
A melhor parte mesmo, é a hora de colher os frutos do trabalho suado. Para isso, trazemos alguns números, que são frutos colhidos na vida das pessoas, e que muito orgulham por uma parte, mas também entristece por outra, os seus idealizadores. Parabéns a todos os envolvidos! Vamos aos números:
-
103 EDUCANDOS JÁ PASSARAM PELA HORTA
-
61 ESTÃO RESSOCIALIZADOS
-
03 VOLTARAM A COMETER CRIMES, E ESTÃO PRESOS
-
11 ESTAVAM TRABALHANDO NA HORTA, NA OCASIÃO DO EVENTO. OS EDUCANDOS TRABALHAM MEDIANTE ESCALA.
-
Para meditação:
-
"Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois com tais sacrifícios, Deus se compraz." (Hebreus 13:16)
-
Colunista do Diário de Macaíba



Postar um comentário

 
Top