No dia de hoje (22), os vereadores Emídio Jr., Denilson Gadelha e Zeca Cunha, estiveram na Escola Municipal João Faustino, a qual se localiza no bairro Novo Alecrim (próximo ao antigo Carne e Queijo). A situação que os vereadores encontraram a Escola João Faustino, era bastante triste e calamitosa.
-
-
-
As condições sanitárias, estão como se pode ver nas fotos: um balde para aparar a água de uma das pias, bocal sem lâmpada, e uma constante falta de água, que prejudica e muito as atividades escolares.
-
-
-
Alguns ventiladores das salas de aula encontram-se quebrados, o que causa um certo desconforto em sala de aula.
-
-
-

-
Externamente, é possível ver o abandono nessa escola, que não oferece sequer, um ambiente limpo, uma estrutura conservada e organizada. Além do lixo e do mato que cresce sem parar, o bebedouro da escola está quebrado, e o local só dispõe de uma merendeira e uma ASG.

Diante da problemática que envolve essa escola, por não oferecer um ambiente convidativo, que propicie o ensino e o gosto por ele, que ofereça uma estrutura voltada para que haja interação e dinâmicas entre alunos, fica claro o motivo pelo qual essa escola apresenta ter um dos piores índices educacionais no IDEB. O IDEB mede a qualidade no ensino em todas as escolas, e a Escola Municipal João Faustino, está longe de oferecer pelo menos algo mediano, já que não estamos falando de coisas impossíveis, e sim das básicas. 

A educação em nosso município, pelo menos em muitas escolas da zona rural, está longe de uma classificação média. Muitas escolas municipais estão em estado de abandono. Se não existe possibilidade de cuidar do básico, se não existe prioridade, responsabilidade e gestão, fica difícil colher os frutos, que essa geração poderia nos dar, no futuro. Garantir que haja um professor em sala de aula, que haja um biscoito com leite na hora do intervalo, e que haja uma escola com estruturas deterioradas, NÃO É garantir educação e nem futuro de seu ninguém. Escola não é depósito de gente! Escola deve ser um lugar transformador de vidas! Sem mais!
-
Colunista do Diário de Macaíba







Postar um comentário

 
Top